Confederação Brasileira de Kickboxing

Confederação Brasileira de Kickboxing
Confederação Brasileira de Kickboxing

A CBKB (www.cbkb.com.br) fomenta a modalidade do KickBoxing desde o ano de 1990, ano que iniciou suas atividades no Brasil ainda com o nome de  Associação Nacional de KickBoxing.  A entidade foi fundada oficialmente em 1993 durante a realização do 3º Campeonato Brasileiro de KickBoxing, realizado na cidade de Cruz Alta, RS, com a finalidade de fomentar, disciplinar e divulgar a prática do KickBoxing em todo o território brasileiro.

Desde o início de suas atividades, já realizou dezenove edições do Campeonato Brasileiro Adulto, treze edições do Campeonato Brasileiro SUB-17, cinco edições do Campeonato Panamericano e cinco edições do Campeonato Sulamericano, devendo neste ano organizar a hitórica edição de número vinte, ininterruptamente. Organizou também  centenas de eventos amadores e profissionais em todo o território nacional, participando ainda das edições dos Campeonatos Mundiais da WAKO desde 1.990. Nos estados filiados supervisiona e fomenta a prática do KickBoxing, atuando ativamente em todos os campeonatos e seletivas estaduais.

A CBKB é filiada à WAKO – World Association of KickBoxing Organizations (www.wakoweb.com), única sigla mundial reconhecida pelo Sportaccord- Internatonal Sports Federations (www.sportaccord.com), com representantes filiados em 135 países espalhados pelos cinco continentes. O KickBoxing da WAKO participou, como esporte de apresentação, dos Jogos Asiáticos/2007 e 2009,dos Jogos Africanos/2007e 2009 e no ano de 2010 participu do Sportaccord Combat Games, realizado na China nas mesmas instalações onde foram realizadas as Olimpíadas 2008 e que está sendo considerado como a primeira ação do COI – Comite Olímpico Mundial, em criar os Jogos Marciais. No Brasil, a CBKB estima em duzentos mil praticantes da modalidade e  mantém Federações filiadas nos seguintes estados:

– Rio Grande do Sul
– Santa Catarina
– Paraná
– São Paulo
– Rio de Janeiro
– Espírito Santo
– Minas Gerais
– Goiás
– Distrito Federal
– Mato Grosso
– Mato Grosso do Sul
– Sergipe
– Maranhão
– Amazonas

Em 01 de março de 2005 celebrou um Termo de Seção de Espaço por Contrapartida com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, para montar um Centro de Treinamento onde atendesse os atletas filiados da Confederação e praticantes em geral da modalidade, passando a oferecer treinamento gratuito para os mesmos. Atualmente, atende gratuitamente em torno de 180 alunos, com possibilidade de atender 250. Fruto desta experiência vencedora, a entidade assinou Termo de Convênio com a Selt e mantém atualmente seis Centros de Treinamento espalhados pelo estado. Quatro na capital (Ginásio do Ibirapuera, Baby Barioni, Vila Olímpica Mario Covas e Parque da Juventude) e três no interior, nas cidades de Bauru, Itanhaem e Itu.

No final de 2009, o KickBoxing, após duas participações como “extra”, foi finalmente reconhecida como modalidade oficial dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, principal evento esportivo das Américas e que reúne anualmente mais de 18 mil atletas de 27 modalidades esportivas.

Check Also

Federação Gaúcha de Artes Marciais Mistas

Nossa missão Nossa missão é garantir um ambiente adequado para a prática e o ensino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *